h1

os medicamentos chamados off label para emagrecimento

agosto 3, 2018
Após 09/12/2011, quando as anfetaminas foram proibidas no Brasil até 2018 deixou de existir em nosso país, com exceção da sibutramina, qualquer medicamento específico para emagrecer. De modo que, nós médicos de emagrecimento, tivemos que buscar nas outras especialidades medicamentos que de certa maneira tivessem algum efeito emagrecedor. Dos principais destaca-s etrês: o topiramato, a sertralina e  bupropiona. Importante antes de analisarmos um por um é frisarmos que, em comparação às anfetaminas, estes medicamentos não afetam o coração e apressão do paciente.
TOPIRAMATO –
O topiramato é utilizado na sua origem como um anticonvulsivante, também para tratamento da enxaqueca e como estabilizador do humor, principalmente no tratamento do distúrbio de humor bipolar. Sua apresentação comercial é de 25, 50 e 100 mg. O topiramato tem como principal efeito a retirada da fome à noite. Seus principais efeitos colaterais são sonolência e formigamento das mãos, pés e boca e perda de peso. Raramente se observa visão turva e episódio sde glaucoma seguidos de cegueira, diminuição da memória, gastrite, alergia no corpo, diarréia,taquicardia, tremores das mãos, desmaios e delírios. O topiramato é o único medicamento que pode ser utilizado à noite. O topiramato deve sempre ser iniciado lentamente como sendo 1x/dia e somente após 7-15 dias deverá ter sua dose aumentada para 2x/dia. Isso diminui muito os efeitos colaterais.
BUPROPIONA –
A bupropiona faz parte do grupo dos antidepressivos muito utilizada como medicamento antitabagista em programas de abandono de fumo. Por ser um potente liberador de dopamina e noradrenalina, a mesma aumenta o metabolismo e deixa o paciente alerta e mais ativo.Por isso, ela é utilizada para queimar gorduras localizadas. A bupropiona não possui efeitos sobre o libido e a mesma lembra, um pouco, os efeitos da anfetamina. Seus principais efeitos colaterais são insônia, boca seca, taquicardia, priapismo, tontura e sudorese. Doses de 75 – 450 mg.
SERTRALINA –
Indicada para aqueles pacientes que gostam de comer doce ou que tem Sindrome do Comer Noturno (acordam para comer) . A Sertralina é um antidepressivo que diminui a vontade de comer doce e chocolate. No entanto pode desencadear cefaléia forte e diminuição da libido. Em geral se o paciente já utilizou fluoxetina ele não terá problemas com a sertralina. Doses: 50-100 mg / dia
SIBUTRAMINA –
sibutramina é um derivado serotoninérgico da fluoxetina com ação sacietógena que, além do efeito serotoninérgico demonstra também efeito adrenérgico. Parece apresentar melhores resultados em pacientes que nunca a utilizaram. O uso repetido lhe confere reação refratária, ou seja, o paciente não nota mais o mesmo efeito do medicamento como da primeira vez. O medicamento tem claro efeito sobre a pressão arterial aumentando-a, razão pela qual pacientes hipertensos não devem fazer uso do mesmo. Os principais efeitos colaterais são:hipertensão, cefaléia forte, taquicardia, sudorese, palpitações, infarto, AVC, crise serotoninérgica. 
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: