h1

TRATAR OBESIDADE É COMO CORRER MARATONA

junho 3, 2016

TRATAR OBESIDADE É CORRER MARATONA E NÃO 100 METROS

No consultório vejo muitos obesos querendo resultados “para ontem”. Querem emagrecer o mais rápido possível, inclusive mais do que o prescrito pela dieta. Parece que levaram 30 dias para chegarem dos 70 aos 100 quilos e, agora, em 30 dias querem perder 1 quilo por dia. Nesse afã de emagrecer não seguem a dieta prescrita achando que “fechando a boca” conseguirão resultados mais rápidos…
Os resultados todos nós sabemos quais serão: fraqueza, perda de memória, queda de cabelos, diminuição da libido, irritabilidade, tonturas e desmaios chegando ao cúmulo de uma parada cardíaca. O culpado quase sempre será o remédio e o médico de emagrecer, nunca o paciente apressado.
Essa característica faz parte da personalidade do obeso: imediatismo – quando come come, “come até morrer” e quando emagrece, “emagrece até morrer.”
O obeso tem que se conscientizar que isso só levará a resultados frustrantes e mais ganho de peso.
Tratar obesidade não é igual correr 100 metros rasos em que o atleta tem que utilizar todas as suas energias nos momentos iniciais da prova. Tratar obesidade é como correr maratona: você necessita poupar suas energias para correr 42 km e não 100 metros. Ou seja, não adianta fazer loucuras no início de um tratamento de 2 anos se após 2 meses você chutar o balde e comer uma pizza ou um pudim inteiro. Vá com calma e se pese 1x por semana apenas.
Por último gostaria de lembrar que a perda de peso não segue um gráfico linear em que cada semana a pessoa perde tantos quilos. O mais próximo do real seria como uma imagem de uma escada em degraus abaixo. Você perde peso rápido de um dia para outro e fica dias e dias na horizontal sem perda alguma. Parece que travou. Mas não se preocupe. Seu organismo está acumulando energias para um novo salto para baixo. Tenha paciência. Lembre se que são 2 anos de tratamento.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: