h1

A ESTABILIZAÇÃO DE PESO

abril 10, 2015

A ESTABILIZAÇÃO DO PESO

A estabilização do peso é a difícil tarefa do paciente manter-se magro no período mínimo de 2 anos para permitir que seu organismo adapte-se às transformações decorrentes do emagrecimento e regule seu metabolismo para aquela meta pretendida.
Durante os 2 anos o organismo vai tentar de tudo para voltar ao peso original e, nessa etapa, que devemos redobrar esforços para manter o peso estável. É a fase mais difícil do tratamento.
Qual é a estratégia?
Bem, a mais comum das estratégias é manter a medicação em doses mais brandas durante os 2 anos. Incentiva-se o paciente a fazer exercicios e a diminuir paulatinamente a dependencia da medicação.
Contudo, observa-se que, a esmagadora maioria dos pacientes volta a engordar por não conseguir cumprir esse esquema. De sorte que se torna necessário outro modo de fazer manutenção de peso.
Uma alternativa seria o assim chamado “peso de alerta”; acertarmos um peso gatilho que faça o paciente retornar ao consultório cada vez que ele o atinja.
Por exemplo: o paciente pesava 80 quilos e sua meta foi 60 quilos. Após atingir os 60 quilos esse paciente PÁRA a medicação e combina com seu médico o peso de alerta de 65 quilos, ou seja; ele ficará se cuidando na dieta e exercicios até atingir 65 quilos e, se isso ocorrer, deverá voltar tomar remédio, mas desta vez por pouco tempo, porque são apenas 5 quilos e não mais 20 quilos.
Que vantagens vejo nisso? em primeiro lugar o baixo uso de medicação. Em segundo esse esquema leva em conta que a perda de peso e o ganho de peso não são lineares como se espera, não é um gráfico cartesiano que a cada dia voce perde peso se está de dieta e a cada dia ganha peso se não está de dieta. Na verdade a perda ou ganho são ondas ciclicas como degraus de uma escadaria. Você fica um periodo no mesmo peso até ganhar peso novamente após uma dieta. Isso lhe dá um bom tempo sem remédio. E, quando o processo de ganho recomeçar você dá um “tiro curto” de remédio para diminuir o pouco peso que adquiriu e não mais aquele efeito sanfona de 60 kg a 80 kg.
O único requisito para isso dar certo é o paciente ficar atento ao peso de alerta e procurar seu médico cada vez que o atinja.
Pensem nisso!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: